segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

1998, o ano da Mystical Roots


Primeiro CD da Mystical Roots: gravado, com capa criada por
Cláudio Vasconcelos, mas projeto foi abortado pela banda


A história da banda e do disco jamais lançado

 

Por Eduardo Júlio

 

Em uma noite de um sábado do mês de janeiro do longínquo ano de 1998, uma das principais bandas de reggae de São Luís de todos os tempos, a Mystical Roots, anunciou a produção de seu primeiro disco. A divulgação do aguardado lançamento foi feita com a promoção de um show no bar Ponta da Ilha, localizado no finzinho do bairro Ponta d’Areia.

 

O show da Mystical Roots teve como objetivo arrecadar dinheiro para ajudar no financiamento da produção do disco. Quem comprava o ingresso a R$ 8 teria direito ao CD, bastava guardar o bilhete para trocá-lo pela bolachinha quando estivesse pronta. Quem optou por pagar R$ 3, limitou-se a assistir ao show.

 

O Ponta da Ilha era uma casa noturna, localizada nas instalações do antigo Clube de Regatas, um espaço dedicado a praticantes de atividades náuticas. Depois de ter se tornado bar, o estabelecimento já havia se chamado Zion. Posteriormente, ainda ganhou outras denominações como Dreadzone e Alternativo, até se tornar o extinto Trapiche na metade dos anos 2000, famoso clube de reggae para o público de classe média.

 

Um detalhe: nos anos 90, aquela parte do litoral da ilha ainda estava longe de ser conhecida como Península da Ponta d'Areia, denominação dada por construtores e empresários do setor imobiliário, quando a área se tornou o metro quadrado mais caro de São Luís.

 

Na época, depois de várias formações, a Mystical Roots era composta por Luciana Simões (vocal), Júnior Echoes (vocal e guitarra), Dario Ribeiro (guitarra), Ricardo Jansen (baixo), Alfredo Luís (percussão) e Fran Bouéres (bateria).

 

Talvez tenha sido a formação mais coesa e madura (no âmbito musical) dessa primeira fase, que durou de 1995 a 1998, período em que a banda realizou muitos shows na capital maranhense. Em 1999, o grupo seguiria para São Paulo, quando trocou novamente de formação, permanecendo somente, entre os integrantes mais longevos, Júnior Echoes, Luciana Simões e Ricardo Jansen.

 

Ao lado da Guetos e da Conexão Rasta (embrião da Nego Bantu, que depois se chamaria Mano Bantu, liderada pelo baixista Gérson da Conceição, morto em 2019), a Mystical Roots formava a tríade de bandas de reggae da capital, que em quase todos os finais de semana animava as noites do público jovem da cidade. Nessa época, a famosa Tribo de Jah já havia conquistado o mundo.

 

SEM SOM

 

Uma curiosidade sobre o disco que motivou o show da Mystical Roots no Ponta da Ilha reside no fato de que o prometido CD jamais chegou a ser lançado. Pelo menos, não aquele que estava no forno. A gravação feita de forma analógica em um estúdio de São Luís nunca agradou aos integrantes do grupo e, após várias tentativas de salvá-lo, o projeto foi descartado.

 

O baixista da banda, Ricardo Jansen, conta que algumas tentativas de melhorar as frequências do som do álbum foram feitas, mas nenhum dos resultados foi satisfatório. “Quando gravamos, havia a tecnologia, mas não existiam técnicos especializados em São Luís. Faltava a masterização do disco e, depois de algumas interferências feitas quando já estávamos em São Paulo, ninguém mais quis mexer, porque o som esperado não veio, não saiu”, contou.

 

O disco continha alguns covers e músicas autorais conhecidas do público que frequentava os shows da banda, como Pisa na fulô (João do Vale), Ando meio desligado (Mutantes), Xeque-mateSkaindo foraNão sei Meia palavra bas.

 

Segundo Ricardo Jansen, ao longo dos anos, a matriz da gravação foi perdida e ninguém mais sabe onde foram parar os registros originais daquele álbum.

 

Júnior Echoes lembra que, no ano da gravação, em 1998, as fitas originais analógicas chegaram a ser levadas para a masterização, em São Paulo, no New Studio de Luís de Bone, tecladista de O Terço, lendária banda nacional de rock progressivo. O trabalho teria passado pelas mãos de Fábio Haddad, na época técnico de som de Rita Lee, mas ninguém conseguiu salvar o registro.

 

Quando a Mystical Roots já estava radicada em São Paulo, no ano posterior, uma nova gravação foi feita com o produtor do grupo Racionais MCs, Milton Sales (apresentado à banda pelo DJ Joaquim Zion), mas o resultado também não agradou. Na época, a Mystical dividia uma casa sem mobília em Guarulhos com a Mano Bantu, que também gravou com o referido produtor.

 

A banda em rápida passagem pelo Rio, no período de gravação de novela da TV Globo

Então, depois de esperar mais um tempo, a Mystical Roots realizou um terceiro registro, desta vez com a produção assinada por Reghata Mulambo e pela própria banda, cujo resultado convenceu os integrantes.

 

Assim, em 2003, a banda finalmente lançaria o seu primeiro disco de fato, intitulado Pras bandas de lá..., gravado no estúdio Space Blues em São Paulo, com repertório um pouco diferente do trabalho feito em São Luís. “Quem guardou o cupom naquela noite de 1998, recebeu o nosso disco anos depois. Pelo menos, imagino que isso tenha acontecido”, lembrou de forma bem-humorada Junior Echoes.

 

Sobre o disco Pras bandas de lá..., o baixista Ricardo Jansen comenta com satisfação: “Tenho muito orgulho desse disco. Acho que a gente conseguiu apresentar um trabalho de grande qualidade. Todas as pessoas envolvidas fizeram o seu papel”, disse.

 

O álbum foi gravado ao lado dos novos integrantes na época: Márcio Diniz (vocal e teclado), Ivan Monteiro (guitarra solo) e Giuliano Laurenza (bateria).

 

Junior Echoes também recorda com alegria o resultado do registro definitivo. “A gente entrou com tanta segurança e o estúdio era muito equipado. Tinha todos os recursos que a gente queria. Os caras gostavam de reggae e possibilitaram a gravação de faixas dub, inclusive. Daí, a gente bateu o martelo e pensou: esse disco, agora sim, a gente pode mostrar para o público com orgulho”.

 

Antes da separação, a banda ainda emplacaria, em 2004, a música Pras bandas de lána novela das sete da TV Globo, Da cor do pecado, em parte filmada em São Luís, que teve no elenco estrelas como Reynaldo Gianecchini e Taís Araújo.

 

Assim como as demais bandas de São Luís, cuja base do som era o ritmo jamaicano, a Mystical Roots possuía um repertório singular formado por composições autorais e covers escolhidos a dedo. O som misturava reggae e ska, com rock, dub e células de ritmos da cultura popular local como o cacuriá, por exemplo.

 

O grupo também conquistou um público fiel, que o acompanhava por todos os lugares por onde a banda tocava. Eram jovens de classe média, que curtiam o ritmo jamaicano, além de rock e de música brasileira. Praianos, notívagos, artistas e universitários faziam parte dos seguidores cativos da banda.

 

Uma parte era órfã do clube de reggae Espaço Aberto, localizado no São Francisco, que havia entrado em declínio justamente em 1995, ano em que o circuito de shows das bandas de reggae havia se ampliado na capital.

 

VÁRIOS SHOWS

 

Naquele sábado de pré-carnaval, o Ponta da Ilha estava lotado e a Mystical Roots retribuiu ao público, tendo realizado um dos shows mais animados e intensos daquele período, exatamente como conta Júnior Echoes: “Lembro que foi uma noite muito especial, porque a gente se preparou muito para esse show. Além disso, a casa estava lotada e quem pôde contribuir, contribuiu. A gente ficou muito feliz com o resultado e estávamos em um ritmo crescente”.

 

Em 1998, a banda ainda faria outros shows para divulgar a gravação do disco. Houve também uma apresentação antológica, no mês de setembro, na cidade de Alcântara, no bar e pousada Tijupá, durante a Festa de São Benedito, que praticamente marcou a despedida do grupo das terras maranhenses.

 

Um grande público jovem se deslocou até a cidade histórica, separada por mar da ilha de São Luís, tanto para ver a banda quanto para curtir o festejo que tem como atração principal as apresentações dos grupos de tambor de crioula, que atravessam a madrugada por todo o final de semana.

 

“Eu tenho uma ótima lembrança daquela época, porque mudou completamente a minha vida e, depois, nunca mais tive um grupo tão grande de amigos. Lembro de tudo com muita felicidade em meu coração”, completou Junior Echoes.

 

CAPA

 

Ao contrário das fitas originais do álbum, que parecem perdidas, o designer Cláudio Vasconcelos, autor do primeiro projeto da capa do disco, guardou o layout original do que seria o encarte do CD e comenta com alegria a confecção do trabalho. Inclusive, a foto da banda foi feita pelo irmão dele, o premiado fotógrafo Márcio Vasconcelos. “Foi um trabalho que fiz com muito carinho, com muito zelo, mas, na época, se não me engano, a banda não aprovou, não sei por qual razão”, contou Cláudio.


Com fotos de Márcio Vasconcelos,
encarte do disco que não vingou


Junior Echoes nega a rejeição à capa. “Nós adoramos. A questão é que aquele disco não chegou a ser lançado. Então, tivemos que optar depois por outro projeto”.

 

A capa do primeiro projeto teria uma foto do grupo em forma de Shiva, o deus indiano de muitos braços e apresenta os rostos de todos os integrantes, com o de Luciana Simões ao meio, em destaque.

 

A imagem também remete à capa do primeiro disco dos Secos e Molhados.

 

JAMAICA BRASILEIRA

 

Nos anos 90, São Luís respirava reggae. O ritmo tocava em todos os lugares: nas rádios, nas paradas de ônibus, nos botecos de esquina, nas casas noturnas, nos estacionamentos. Era um gênero musical ouvido por quase todos os segmentos sociais

 

O embrião da banda foi o grupo Pitty e o Som da Jamaica, cujo vocalista era o cantor e compositor Pitty de Alcântara, falecido recentemente durante a pandemia. Ele permaneceu pouco tempo no grupo, sendo substituído pelas vocalistas Luciana Simões, que cantava na banda de rock Bota o Teu Blues Band, e Adriana Miranda, atualmente em carreira internacional com o nome Danna Miranda.


Foto da formação inicial da banda, com Adriana, Luciana e Júnior Echoes 

Curiosamente, o nome Mystical Roots foi dado por um andarilho jamaicano de nome Steve Jackson, que chegou a acompanhar a banda quando o grupo ensaiava no casarão do Laborarte, no Centro Histórico de São Luís.

 

Logo após as primeiras mudanças de formação, a banda passou a se apresentar de forma constante nos bares de São Luís da época. Cronologicamente, passou pelo La Rotisserie (São Francisco - 1995), Kingston (Ponta do Farol – 1995), Peixe na Telha (Ponta do Farol – 1996), África Brasil (Litorânea – 1996), Antigamente (Praia Grande - 1997), Ponta da Ilha (Ponta d’Areia – 1998), Bar do Nélson (Litorânea – 1998), Creòle (Ponta d’Areia), entre outros.

 

Além dos integrantes já citados, vários músicos e artistas passaram pelo grupo, a exemplo de Vicente Belaglovis (teclado); Celsinho Leal (teclados); Augusto Junior (guitarra); Athos Lima (guitarra); Marinaldo Marques (percussão) e André (percussão).

 

A Mystical Roots se apresentou em vários estados do Brasil e foi destaque na programação da segunda edição Maranhão Roots Reggae Festival, em 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário