quinta-feira, 22 de março de 2018

O banquete da prosa



Já nos devia há muito Elsior Cotinho o seu segundo livro, desde a estreia do romance Águas e ventos da vida e da morte, de 1981. Não que houvesse, nesse intervalo de trinta e tantos anos, um escritor encoleirado no fastio da literatura, no casulo da falta de inspiração. O hiato não o impediu de transpirar no exercício da palavra. Contador de histórias em tempo quase integral, Elsior Coutinho arou o tempo dessas mais de três décadas tecendo uma ruma de crônicas, grande parte delas reunidas em O polígamo e outras histórias, livro a ser lançado nesta quinta-feira com o selo da Clara Editora.

Como tantas foram as crônicas derramadas às semanas em jornais de São Luís, o desafio primeiro de Elsior Coutinho foi remexer velhos arquivos em busca de escritos dispersos. O segundo passo foi a seleção de textos e, por efeito, o sacrifício do corte de algumas crônicas de inestimável valor afetivo.

Em O polígamo e outras histórias está a essência da produção textual de Elsior Coutinho, escritor arejado na delimitação dos temas de sua prosa e na arte de discorrer com extrema elegância sobre temas aparentemente banais, como o rito das beatas, a farra dos beberrões, as lorotas de caçador e até certos delírios que ligeiramente nos remetem ao mítico Zé Limeira (como na crônica Da humana fauna). Em O Polígamo, texto que dá nome ao livro, Elsior deita e rola com os maneirismos do bom sujeito do mato, um delicioso tratado de tamanha simplicidade.

Elsior Coutinho forja a arquitetura de suas crônicas tanto na vivência de menino criado no interior – a sua Monte Alegre, como o próprio nome sugere, é a aldeia da fantasia e do riso - como nas experiências do homem maduro emparedado da cidade. Na maioria das situações narradas estão os “contos reais”, assim classificados pelo próprio autor.

A crônica de Elsior tem o livre toque do humor. Mesmo em temas mais austeros, como crise econômica, terceira idade ou furto de energia, distraidamente a narrativa segue o curso da leveza até alcançar a graça refinada.

Sem subterfúgios ou acrobacias semânticas, o conjunto de crônicas de O polígamo e outras histórias passeia pela originalidade. São temas imperecíveis, embora quase sempre pescados nas entrelinhas das gazetas do dia. Neste livro de personagens jocosos e bizarros, de bazófias de um quase sertão, sabiamente Elsior Coutinho retira também das modorras notícias uma atualidade quase intacta. Madura.

O banquete está servido, pois acabou o jejum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário