terça-feira, 31 de maio de 2016

Maio oito meia (11) – Dez anos de festivais de música no campus

Eram tempos de turbulência na política e muita inquietação na comunidade acadêmica. A voz ativa da juventude ressoava pelos becos e palcos improvisados das universidades. Na UFMA, as coisas passavam naturalmente pelo curso de Comunicação Social, vanguarda involuntária dos movimentos estudantis nos anos 1980. As decisões políticas e conspirações culturais estavam concentradas entre a Área de Vivência do campus, onde também ficava a sede do DCE, o Auditório “Jarbas Passarinho” (no Centro de Ciências Humanas, o Castelão) e o prédio do Centro de Ciências Sociais, o afamado Pimentão, núcleo-base de Comunicação e de outros cursos como Direito, Serviço Social, Ciências Sociais, Pedagogia, Economia, Ciências Contábeis e Biblioteconomia.

Nesse território, o ambiente universitário reverberava os grandes festivais de música transmitidos via TV até meados daquela década. Som, fúria, ternura, protesto, irreverência e, quem sabe, trampolim para uma carreira profissional na música. Havia interessados dentro e fora do ambiente acadêmico, e os festivais, com seus altos e baixos, ocuparam por alguns anos essa arena fértil da Universidade Federal do Maranhão.

Leia mais em maiooitomeia.com.br.

3 comentários:

  1. Fantástico. Viajei no tempo. É importante ressaltar que no Festival De Música Popular Maranhense, que na verdade foi em 82, foi uma parceria entre a Radio Mirante e a TV Ribamar. Em primeiro lugar ficou Gabriel Melonio interpretando uma canção de José Pereira Godão e Luis Bulcão, em segundo ficou Ronaldo Braga e em terceiro, eu cantando uma música chamada Alcântara. Além do prêmio, Gabriel se apresentou no programa do saudoso Flavio Cavalcanti e junto com ele, quem encantou a platéia, foi nosso finado e querido Cristóvão Alô Brasil, que ganhou esse apelido por ter se apresentado no referido programa. Tempos bons. Parabéns, amigo, pelo belo artigo e pela lembrança.

    ResponderExcluir
  2. Bela pesquisa. De fato, uma viagem no tempo. Mas, muitos detalhes foram esquecidos. Entre eles, vale ressaltar que 1985 marcou o o "nascimento"do Boizinho Barrica, que esteve presente nas músicas Oração Latina (primeiro lugar), Pirilampo Pereira (segundo luar e prêmio de melhor pesquisa) e Estrela do Mar. Fora que o Barrica também se apresentou após o anúncio das vencedoras. No Fump que Celso Reis ganhou, a canção foi defendida por ele, pelo Barrica e pelo Coral São João. E que saudades do nosso Grupo Madrearte. Calamos um monte de gente invejosa e arrebentamos no festival com "Pomba Gira Puerê". Foi uma linda surpresa. Ganhamos o troféu de melhor apresentação cênica. Ora, performances existem em todos os festivais. Quem não gostar que chore. E ainda ficamos em quarto lugar no geral, tocando um tambor de Mina sem nenhum instrumento de harmonia. Só perdemos mesmo em arranjo musical. De resto, só nota dez. E a vida segue, pois os festivais passam e a gente fica.

    Abraços,

    William Moraes Corrêa.

    ResponderExcluir
  3. Bela pesquisa. De fato, uma viagem no tempo. Mas, muitos detalhes foram esquecidos. Entre eles, vale ressaltar que 1985 marcou o o "nascimento"do Boizinho Barrica, que esteve presente nas músicas Oração Latina (primeiro lugar), Pirilampo Pereira (segundo luar e prêmio de melhor pesquisa) e Estrela do Mar. Fora que o Barrica também se apresentou após o anúncio das vencedoras. No Fump que Celso Reis ganhou, a canção foi defendida por ele, pelo Barrica e pelo Coral São João. E que saudades do nosso Grupo Madrearte. Calamos um monte de gente invejosa e arrebentamos no festival com "Pomba Gira Puerê". Foi uma linda surpresa. Ganhamos o troféu de melhor apresentação cênica. Ora, performances existem em todos os festivais. Quem não gostar que chore. E ainda ficamos em quarto lugar no geral, tocando um tambor de Mina sem nenhum instrumento de harmonia. Só perdemos mesmo em arranjo musical. De resto, só nota dez. E a vida segue, pois os festivais passam e a gente fica.

    Abraços,

    William Moraes Corrêa.
    br

    ResponderExcluir