quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"400 Carnavais": louvação à folia de São Luís


Uma das novidades do Carnaval deste ano é o reencontro de artistas locais em um disco que reúne os principais ritmos da folia do Maranhão. O CD "400 Carnavais", que tem lançamento programado para os próximos dias, traz nomes como os de Alcione, Carlinhos Veloz, Erasmo Dibell, Ronald Pinheiro, Gerude, Celso Reis, Djalma Chaves, Mano Borges, Alê Muniz e Luciana Simões, além de grupos consagrados como Bicho Terra, Jeguefolia, Vagabundos do Jegue, Cordão do Ponto Com e Bloco do Betto.

"400 Carnavais" é um disco de celebração a São Luís, aos artistas que cantam, divertem e amam a cidade e sua pintura de euforia. O CD, idealizado pela Clara Comunicação e com direção musical do cantor e compositor Betto Pereira, é a voz das ruas cantando em poesia ritmada - ora com irreverência, ora no calor da tradição - a chegada em 2012 do Quarto Centenário de fundação da capital dos maranhenses.

O CD tem 15 faixas inéditas com batidas que remetem ao bloco tradicional, ao frevo, à marchinha, ao tambor de crioula, ao merengue e ao reggae. A cantora Alcione abre o disco com o batuque de bloco "Temperô", parceria de Betto Pereira e Celso Reis. "O disco é uma forma de promover ainda mais a música de qualidade produzida no Maranhão", explica Betto Pereira. Segundo ele, o CD materializa um projeto antigo de vários artistas e que deve ter desdobramentos promissores no que diz respeito à divulgação e promoção da música do Maranhão Brasil afora.

O diretor da Clara Comunicação, Félix Alberto Lima, que também assina a direção executiva do CD, afirma que o que motivou a agência de comunicação a acreditar no projeto foi o diferencial do Carnaval de São Luís, simples e visualmente atrativo que mistura lenda e folia, serpente e serpentina. "E o chão da praça, o tempero das ruas, o batuque de mina e o gemido da coreira, tudo no mesmo cenário", acrescenta. Sobre a qualidade musical do disco, Betto Pereira diz que "400 Carnavais" é um dos melhores CDs já produzidos no Maranhão. "O disco tem padrão nacional, gravado por músicos de expressão como Sávio Araújo, com conteúdo regional e elementos universais", frisa.

Os artistas que interpretam as 15 músicas estão programando um grande show de lançamento do CD, que deve acontecer na segunda quinzena de fevereiro. O disco não é um produto comercial, tem caráter meramente promocional e já pode ser ouvido, inicialmente, nas principais rádios do Maranhão.

Repertório:

1 – TEMPERÔ – Alcione (Betto Pereira e Celso Reis)

2 – XAVECO – Celso Reis (Celso Reis e Gerude)

3 – EU QUERO É MAIS – Carlinhos Veloz (Carlinhos Veloz)

4 – ADRENALINA – BICHO TERRA - Inácio Pinheiro e Roberto Brandão (Betto Pereira e Josias Sobrinho)

5 – ME LEVA – BLOCO DO BETTO - Betto Pereira (Betto Pereira e Félix Alberto)

6 – BAILARINA – Gerude, César Roberto e Fernando Sarney (Antônio Carlos “Pipoca” Lima - Gerude – Jorge Thadeu)

7 – MICK JEGUE – JEGUEFOLIA - Erlanes (Betto Pereira e Félix Alberto)

8 – BLOCO TRADICIONAL – Ronald Pinheiro e Fernando Sarney (Ronald Pinheiro, Nosly e Gerude)

9 – DOCE AMOR – Fabrícia (Betto Pereira)

10 – CHAPADINHA – Alê Muniz e Luciana Simões (Betto Pereira e Félix Alberto)

11 – MENINA MALUCA – Erasmo Dibell (Erasmo Dibell)

12 – LOVELAND – Artistas do disco (Betto Pereira e Félix Alberto)

13 – SWING BOM – CORDÃO DO PONTO COM - Djalma Chaves (Betto Pereira)

14 – QUEM SOU EU – VAGABUNDOS DO JEGUE – Wellington Reis (Wellington Reis)

15 – VAI DANÇAR NENÉM – MANOBLOCO - Mano Borges (Mano Borges)

(release Clara Comunicação)